Coluna bem-cuidada contribui para a qualidade de vida

Dores nas costas fazem parte da rotina de grande parte da população. Contudo, muitas vezes esses sintomas não são valorizados pelas pessoas, que não sabem que o problema pode se tornar mais grave sem os devidos cuidados.

Atuar de forma preventiva e assegurar os cuidados adequados para os problemas de coluna é o principal objetivo do Grupo Caberj ao criar o programa especial Patologias de Coluna. Ele foi desenvolvido para pacientes com episódios repetidos de dor aguda na coluna vertebral e para aqueles que já passaram por uma cirurgia, mas que ainda apresentam quadros de dores reincidentes.

“A proposta é investigar, de forma individualizada, todo o histórico de dor do paciente para traçar um plano terapêutico personalizado”, explica o neurocirurgião Renvik Demauir, do Grupo Caberj. Ele faz parte de uma equipe multiprofissional, integrada ainda por fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo.

TRATAMENTO NÃO INVASIVO

Em algum momento da vida, 80% das pessoas vão apresentar alguma queixa de dor nas costas. As consequências decorrentes deste problema são crescentes, podendo levar o paciente, inclusive, à mesa de cirurgia. Antes disso, porém, é possível obter resultados significativos com um tratamento não invasivo.

“A maior parte dos pacientes irá apresentar resolução da dor com o tratamento conservador e reforço muscular, sendo a abordagem cirúrgica realizada em casos específicos onde a dor se torna refratária à reabilitação ou na presença de déficits neurológicos”, observa o neurocirurgião.

Em 90% dos casos, o tratamento de problemas na coluna passa pela fisioterapia que, no programa especial do Grupo Caberj, conta com uma técnica específica: a osteopatia. Trata-se de uma terapia que utiliza técnicas manuais para correção de mobilidade das estruturas do corpo, que podem ser ligamentos, vísceras, músculos e ossos, por exemplo.

A equipe dispõe de materiais específicos para a técnica fisioterápica e o atendimento médico, como uma maca especial elétrica. O trabalho é individualizado observando todas as questões que podem estar agravando a dor, considerando o histórico de traumas do paciente. Assim como o tratamento, a resposta também é individual

O Programa de Patologias de Coluna do Grupo Caberj é oferecido nos núcleos de Copacabana e Niterói.