Dia Mundial de Luta contra o Câncer

Câncer é a doença que mais mata no Brasil e a prevenção ainda é o melhor remédio

Entre as três primeiras causas de morte por doença no mundo, o câncer tem impactado a expectativa de vida em todos os países, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). O cenário é crítico no Brasil, enfatizando a importância da prevenção. Entre julho de 2020 e junho de 2021, foram registrados 522 mil casos novos de câncer no país e 260 mil óbitos em decorrência da doença, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O câncer abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas e benignas, que apresentam maior possibilidade de tratamento e cura quando diagnosticados logo no início. Há muitas ações de prevenção e cuidados que vêm dando resultados, implementados por operadoras de saúde e instituições reconhecidas, como o Inca. Outra iniciativa importante são as datas criadas para conscientizar a população sobre a doença, como os dias Mundial de Luta contra o Câncer (4/2), o Câncer Infantil (15/2), e da Mamografia (5/2), além das campanhas de prevenção do Câncer de Mama (Outubro Rosa) e de Próstata (Novembro Azul).

PROGRAMA DE ONCOLOGIA

Além dos programas de prevenção que vêm contribuindo para monitorar a saúde dos seus assistidos, o Grupo Caberj criou um serviço de Oncologia, hoje funcionando em Copacabana, que deve ser estendido para outras unidades. “O Programa Oncologia promove atendimento personalizado, em sede própria, com pacientes direcionados pelos prestadores, facilitando assim, a máxima integração entre as equipes aliada a eficiência operacional”, explica o oncologista Gustavo Machado Silveira, que atende hoje cerca de 100 pacientes.

“O serviço proporcionado hoje possibilita que os tratamentos sejam iniciados de forma precoce, aumentando a possibilidade de sucesso terapêutico”, observa o médico, que tem MBA de Gestão em Saúde e realiza esse atendimento desde 2019, embora atue junto ao Grupo Caberj como Auditor em Oncologia desde 2017.

TIPOS DE CÂNCER MAIS RECORRENTES

Há dez tipos de câncer mais comuns que são responsáveis por mais de 60% (312 mil) dos casos de recém-diagnosticados e mais de 70% (218,4 mil) das mortes pela doença.

Novos casos - cinco tipos de câncer mais comuns em mulheres e homens (Brasil, 2020)

MULHERES
Localização Primária
Novos casos
%
Mama feminina 66.280 29,7
Cólon e Reto 20.470 9,2
Colo do útero 16.710 7,5
Traqueia, Brônquio e Pulmão 12.440 5,6
Glândula Tireoide 11.950 5,4
HOMENS
Localização Primária
Novos casos
%
Próstata 65.840 29,2
Cólon e Reto 20.540 9,1
Traqueia, Brônquio e Pulmão 17.760 7,9
Estômago 13.360 5,9
Cavidade Oral 11.200 5,0
Fonte: MS / INCA / Estimativa de Câncer no Brasil, 2020 MS / INCA / Coordenação de Prevenção e Vigilância / Divisão de Vigilância e Análise de Situação
IMPORTANTES FERRAMENTAS DE PREVENÇÃO

Mamografia - Com a incidência crescente de novos casos, um em cada oito cânceres registrados em 2020 foi de mama: está à frente do câncer de pulmão em número de diagnósticos e é a quinta mais alta em mortalidade causada por essa enfermidade. A realização periódica da mamografia (exame da mama) é a melhor forma de prevenção e as estatísticas creditam a diminuição de 25% da mortalidade de pacientes a esses exames preventivos.
Trata-se de doença multifatorial, não sendo possível estabelecer estratégias da chamada prevenção primária, que impediriam o seu desenvolvimento. Mas duas ações ajudam a identificar esse tipo de câncer: o toque diário e, ainda mais importante, o exame de mamografia regular (a cada dois anos, entre os 40 e os 69 anos), como recomendam as sociedades de Mastologia.

Exame de toque e o PSA - O diagnóstico precoce tem impacto direto na sobrevida dos pacientes com câncer de próstata (que corresponde a 29,2% dos cânceres em homens), uma vez que a mortalidade e a incidência aumentam com a idade. Histórico familiar da doença antes dos 60 anos serve como sinal de alerta para fatores genéticos aliados ao surgimento da doença. Obesidade, tabagismo, inalação de fuligem estão entre outros fatores de risco associado a ela.
A detecção precoce é a principal estratégia para aumentar as chances de cura. Os principais indicadores da doença são exames clínicos (como o toque retal) e laboratoriais, sendo o principal o PSA, um exame de sangue utilizado como check-up  para diagnosticar o câncer de próstata em homem. Os pacientes devem estar atentos aos sinais e sintomas como: dificuldades para urinar, diminuição do jato de urina, sangue na urina, entre outros.

Diagnóstico precoce infantil aumenta chances de cura em 80%

O câncer é a principal causa de morte por doença nas faixas de cinco aos 19 anos de idade no Brasil, por ter rápida evolução. O diagnóstico precoce e tratamento adequado aumentas as chances em até 80%. A ampliação de UTIs Pediátricas e Emergência Pediátrica têm contribuído para esse percentual, bem como as ações preventivas orientada em consultas rotineiras aos médicos de confiança da família. Os diagnósticos precoces do câncer infantojuvenil possibilitam a investigação da doença desde o início, bem como o monitoramento da evolução da doença.

Hábitos que podem ajudar

Existem medidas preventivas simples que podem contribuir para reduzir riscos dessa enfermidade:

  1. Não fumar.
  2. Evitar bebidas alcoólicas.
  3. Dieta saudável com alimentos ricos em fibras naturais, carnes brancas, cereais, frutas e legumes.
  4. Combater o consumo de carnes processadas.
  5. Manter o Índice de Massa Corporal (IMC).
  6. Vacinar-se contra HPV e Hepatite B.
  7. Praticar atividades físicas.
  8. Profilaxia e combate a agentes infecciosos (vírus e bactérias).
  9. Banho de sol entre 6h e 10h e 16h e 18h
  10. Consultas rotineiras.
  11. Exame anuais do colo do útero para mulheres
  12. Exames periódicos de rastreamento de câncer para homens a partir dos 40.