17/05 - Dia Mundial da Hipertensão

Diagnóstico correto somente com avaliação médica

Doença crônica que afeta mais de 15% da população mundial, a hipertensão arterial ou pressão alta caracteriza-se por apresentar níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias – quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 130/80 mmHg (ou 13 por 8). Ela é responsável por mais de 50% das doenças cardiovasculares, que se constituem na principal causa de morte nas Américas, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

O principal objetivo da criação do Dia Mundial de Hipertensão (17/05) é conscientizar as pessoas que “somente com a avaliação médica é possível fazer o diagnóstico correto da hipertensão”, como observa a cardiologista e clínica médica do Grupo Caberj, Norma Japor.

Mal que afeta mais de um quarto das mulheres adultas e quatro em cada dez homens adultos nas Américas, segundo dados da OPAS, a hipertensão é causada por diversos fatores. Alguns deles inerentes às pessoas, como o fator hereditário (casos na família), idade e raça (há indícios de maior ocorrência na raça preta).

“Mas há outros fatores que podem ser alterados pela pessoa, como obesidade, tabagismo, colesterol alto, excesso de sal na alimentação, consumo de bebida alcoólica, sedentarismo e estresse”, pontua a médica.

Sintomas

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de alerta. Entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial.

A hipertensão não tem cura, mas tem tratamento. A medicação deve ser usada corretamente e as medidas não medicamentosas precisam ser adotadas. A adesão ao tratamento previne complicações. “O tratamento da hipertensão, de forma contínua, amplia a qualidade e a expectativa de vida”, afirma a dra. Norma.

Razão pela qual as equipes médicas dos núcleos do Grupo Caberj orientam os pacientes quanto a esses cuidados, monitorando aqueles que participam dos programas preventivos, como o Maturidade, o Atendimento Eletivo Domiciliar (AED), o Programa de Gerenciamento Domiciliar (PGD), entre outros.

Monitore sua pressão e viva melhor!