31 de março - DIA DA SAÚDE E NUTRIÇÃO

Alimentos in natura, frescos e não processados são a ordem do dia

Em 31 de março comemora-se o Dia da Saúde e da Nutrição, data que faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde do Brasil. O objetivo é conscientizar as pessoas quanto a importância de nutrir o corpo da forma adequada, priorizando uma alimentação o mais natural possível, fortalecendo o conceito de que saúde e nutrição caminham juntas. Tanto que nos atendimentos médicos, é comum o clínico geral sugerir consulta com o nutricionista diante de determinados diagnósticos, que sugerem a necessidade de mudanças de hábitos alimentares e de cotidiano.

O Grupo Caberj, que tem um modelo assistencial embasado na prevenção e promoção da saúde apoia essa ação de conscientização das pessoas, para que repensem seus hábitos alimentares. A boa alimentação não apenas sacia a 'fome' como também possibilita o consumo dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, contribuindo para da qualidade de vida. Importante lembrar ainda que a água é um dos principais ‘alimentos’ no dia a dia, principalmente para os idosos, que precisam manter o corpo hidratado.

Dicas de nossa expert

A nutricionista Monique Barros, do Centro Médico Copacabana, dá algumas dicas essenciais para uma vida mais saudável:

  1. Aumentar o consumo de verduras, legumes, frutas e cereais (de preferência integrais);
  2. Evitar gorduras e frituras;
  3. Realizar pelo menos 3 refeições principais e 1 lanche por dia (aumentar a frequência e diminuir o volume);
  4. Comer com calma e sem distrações (saboreando o alimento, sentindo os efeitos da refeição no nosso corpo, prestando atenção na quantidade de alimento ingerido);
  5. Evitar doces e alimentos calóricos em excesso;
  6. Evitar alimentos processados e industrializados;
  7. Manter a hidratação eficaz, aumentando o consumo de água;
  8. Fazer atividade física regularmente.

O mal da obesidade

A Organização Mundial de Saúde calcula que quase 2 bilhões de adultos estão acima do peso, dos quais 650 milhões com obesidade. Um problema de saúde pública que atinge todas as idades, devendo ser diagnosticado e tratado de forma adequada.

Consulte nossos profissionais de saúde dos centros médicos do Grupo Caberj, que vão orientar e dar suporte, tanto no diagnóstico como no tratamento. A equipe multiprofissional do Programa Emagrecimento Saudável faz o acompanhamento de cada paciente. Participe!

Faça sua parte

  • Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
  • Limite o consumo de alimentos processados e ultra processados;
  • Faça compras em locais que ofereçam variedades de alimentos in natura;
  • Fora de casa, dê preferência a locais que servem refeições feitas na hora.;
Assista às palestras dos profissionais de Saúde da Caberj sobre alimentação saudável.