Cuidar da saúde deve ser um compromisso integral

O Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, também é a data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi fundada (1948). Para celebrar 75 anos de atuação, a OMS adotou o lema Saúde para Todos em 2023, reforçando a importância da atenção primária à saúde para a construção de sistemas resilientes.

O Grupo Caberj está alinhado com esse tema, pois tem a atenção primária como um dos pilares de seu modelo assistencial. Afinal, somos parte do Grupo Caberj, que há mais de meio século atua com foco no cuidado integral, na prevenção de doenças e na promoção da saúde e do bem-estar ”, destaca a Diretora Médica do Grupo Caberj, doutora Ana Mola.

Cuidar da saúde começa também pela prevenção, com a realização de exames regulares, que possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento mais adequado. De acordo com pesquisa realizada pela OMS, 70% das mortes no mundo poderiam ser prevenidas com mudanças simples no estilo de vida.

A sociedade está mais consciente sobre essa questão. De acordo com um levantamento da V.Trends, hub de pesquisas e insights da Vivo, a principal meta de 45% dos entrevistados para este ano é cuidar da saúde e bem-estar físico e mental. O fato é que hábitos saudáveis como alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e sono de qualidade são essenciais para uma vida saudável.

No ambiente profissional, as empresas têm investido cada vez mais em iniciativas para promover a qualidade de vida de seus colaboradores. Afinal, pessoas saudáveis são mais produtivas e engajadas. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), empresas que investem em saúde e bem-estar dos colaboradores podem reduzir em até 35% os custos decorrentes de afastamento por doenças.

Algumas iniciativas que se destacam no mundo corporativo são os programas de ginástica laboral, incentivo à prática de atividades físicas, espaços para alimentação saudável e até mesmo a contratação de profissionais de saúde, como nutricionistas e psicólogos, para atendimento aos colaboradores. De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, empresas que investem em programas de bem-estar têm 11% menos faltas por motivos de saúde e um aumento na produtividade.

Para ir mais fundo:
Atenção primária à saúde - OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde (paho.org)