Doença periodontal e diabetes. Qual a relação?

A doença periodontal ou doença da gengiva é uma das doenças que mais acometem a cavidade bucal, perdendo apenas para a cárie dentária. Tem por característica a inflamação do tecido que envolve o dente, o chamado periodonto.

A gengivite é caracterizada por uma coloração bem avermelhada da gengiva, podendo ter sangramento espontâneo ou não. Muitas vezes o paciente deixa de usar o fio dental, quando percebe sangramento gengival, mas nesses casos deve-se reforçar o uso do fio dental.

A periodontite e a periodontite avançada são caracterizadas por perda óssea, bolsas periodontais e mobilidade dentária, que podem levar à perda do dente.

Muitos pacientes com doença periodontal são diabéticos. Estudos com pessoas com 40 anos ou mais apontam que a doença periodontal é mais prevalente em pessoas diabéticas do que não diabéticas.

Existem trabalhos científicos demonstrando que o tratamento da doença periodontal reduz a hemoglobina glicada de pacientes diabéticos, provavelmente porque ao reduzir a inflamação desse tecido, os níveis de glicemia tendem à normalidade. A hemoglobina glicada é um exame capaz de medir o índice glicêmico no organismo, ou seja, os níveis de açúcar presentes no sangue. O exame serve para controlar o diabetes já existente e para diagnosticar a pré-diabetes e diabetes de pacientes que ainda não sabem que têm a doença.

“A doença periodontal pode ser prevenida com hábitos simples como escovar os dentes, usar o fio dental (principalmente à noite), ir à consulta odontológica duas vezes ao ano, não fumar e manter uma alimentação saudável”, afirma a cirurgiã-dentista Sueli Cavalcanti, responsável técnica do grupo CABERJ.

O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para tratar dos problemas gengivais, por isso, ao menor sinal de sangramento, procure um dentista.

Referência: Liccardo D, Cannavo A, Spagnuolo G, Ferrara N, Cittadini A, Rengo C, Rengo G. Doença Periodontal: Um Fator de Risco para Diabetes e Doença Cardiovascular. Revista Internacional de Ciências Moleculares . 2019; 20(6):1414. https://doi.org/10.3390/ijms20061414