A importância da Atenção Primária à Saúde no controle da diabete
A diabete (diabetes mellitus) é uma doença crônica que ocorre quando o corpo não produz ou não absorve adequadamente a insulina, um hormônio que regula a glicose no sangue, fazendo com que a glicemia (nível de açúcar no sangue) fique permanentemente elevada.
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que haja 20 milhões de pessoas com diabetes no país, considerando que o último Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para. Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), feito pelo Ministério da Saúde, apontou que a frequência do diagnóstico de diabetes foi de 10,2% (em uma população de 203 milhões de pessoas/Censo 2022 do IBGE).
INCIDÊNCIA DA DOENÇA AUMENTOU
A SDB ressalta que o mesmo índice havia sido apontado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), que reúne associações de diabetes de mais de 161 países. Segundo a IDF, o Brasil ocupa o sexto lugar no mundo entre os países com mais casos de diabetes no geral e o 3º lugar em ocorrência de diabetes Tipo 1 (10% dos diagnósticos).
A SBD alerta que o número de casos de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 vem crescendo. De acordo com o Atlas da IDF, no Brasil 92.300 crianças e adolescentes têm diabetes tipo 1. O país ocupa o terceiro lugar no ranking de incidência de DM1 infantil no mundo, ficando atrás apenas da Índia (229.400) e Estados Unidos (157.900).
TIPOS MAIS COMUNS DE DIABETES
Tipo 1 - doença crônica não transmissível, hereditária, aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticada em adultos também. Corresponde de 5% a 10% dos casos no Brasil e, por ser hereditária, é importante que pessoas com parentes próximos que tem a doença, façam exames regularmente.
Tipo 2 - quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa do diabetes tipo 2 está diretamente relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados. Corresponde a 90% dos casos de diabetes no Brasil. Quando há um agravamento da doença, ocorre a Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA), caracterizada pelo desenvolvimento de um processo autoimune do organismo, que começa a atacar as células do pâncreas.
Diabetes gestacional – pode ocorrer de forma temporária durante a gravidez, portanto, toda gestante deve fazer o exame de diabetes, regularmente, durante o pré-natal para prevenir complicações durante a gravidez e o parto.
PREVENÇÃO E CUIDADOS DIÁRIOS
A melhor forma de prevenção é a prática de atividades físicas regulares, manter uma alimentação saudável e evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
A diabetes pode causar complicações graves, como:
- Problemas no coração, artérias, olhos, rins e nervos
- Ataque cardíaco
- Acidente vascular cerebral
- Doença renal crônica
- Perda de visão
Para prevenir a diabetes, é importante:
- Praticar atividades físicas
- Manter uma alimentação saudável
- Evitar consumo de álcool, tabaco e outras drogas
- Manter o peso adequado
- Controlar a pressão arterial
- Evitar medicamentos que possam agredir o pâncreas
Diabetes pode ser uma doença silenciosa e grave. Na Atenção Primária à Saúde, o cuidado é diferenciado e centrado no paciente, pois busca compreender todos os aspectos relacionados ao estilo de vida, incentivando o autocuidado por meio de atividades educativas e preventivas.
O modelo de Atenção Primária à Saúde desenvolvido pelo Grupo Caberj proporciona assistência integral, minimizando riscos e preservando a qualidade de vida por meio de sua eficiente equipe multidisciplinar. Consulte o time dos Núcleos de Gestão em Saúde do Grupo Caberj.
Fontes: Sociedade Brasileira de Diabetes
https://diabetes.org.br/brasil-ja-tem-cerca-de-20-milhoes-de-pessoas-com-diabetes/
https://diabetes.org.br/casos-de-diabetes-tipo-1-aumentam-em-todo-o-mundo/