Prevenção em primeiro lugar

A saúde é uma prioridade para todos e a prevenção é a melhor maneira de mantê-la em dia. Por isso, é fundamental incentivar a imunização, a melhor ferramenta de prevenção de doenças. Sabemos que todas as vacinas podem ter efeitos colaterais, mas os benefícios são muito maiores do que os riscos.

Neste mês, estão sendo realizadas duas iniciativas importantes: a Campanha de Vacinação Bivalente (Covid-19) e a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza), ambas oferecidas gratuitamente pelo SUS.

A Campanha de Vacinação Bivalente utiliza o novo imunizante da Pfizer, que protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron. Mas atenção: por ser um reforço, ela deve ser tomada apenas por quem já recebeu pelo menos 2 doses dos imunizantes anteriores.

Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina monovalente devem iniciar e/ou completar o esquema primário (básico) com duas doses da monovalente. Posteriormente, a dose bivalente poderá ser aplicada após o intervalo mínimo de quatro meses da última dose recomendada¹.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe acontece de 04 de Abril a 02 de Maio. É uma oportunidade de prevenção especialmente para o público-alvo desta primeira etapa, que são os idosos com mais de 60 anos e os profissionais da área médica, de acordo com o Ministério da Saúde.

Este imunizante protege contra os principais tipos de vírus Influenza e é um dos mais conhecidos e utilizados em todo o mundo, usados em cidades como Nova York, Londres e Sydney. No Brasil, é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 1999 e já preveniu milhares de casos.

A adesão às campanhas é crucial para prevenir doenças infecciosas e proteger as pessoas mais vulneráveis. A imunização é uma das formas mais eficazes de reduzir a disseminação de doenças e contribuir para a saúde pública. Acompanhe o calendário oficial e previna-se! (Calendário 2023)

¹ Fonte:
https://www.saude.pr.gov.br/Noticia/Perguntas-e-respostas-veja-como-vai-funcionar-nova-campanha-de-vacinacao-contra-Covid-19

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/ministerio-da-saude-divulga-cronograma-do-programa-nacional-de-vacinacao-de-2023