Cuidar da saúde deve ser um compromisso integral

O Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, também é a data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi fundada (1948). Para celebrar 75 anos de atuação, a OMS adotou o lema Saúde para Todos em 2023, reforçando a importância da atenção primária à saúde para a construção de sistemas resilientes.

Ler completo

Transtorno mental: como seu dentista pode ajudar?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2019, havia um bilhão de pessoas que viviam com transtornos mentais, sendo 14% destes, adolescentes. Estima-se ainda que só no primeiro ano da pandemia de COVID-19 esse número tenha aumentado para 25% em casos de depressão e ansiedade.

Ler completo

HIV/AIDS e a saúde bucal do paciente

No dia 1º de dezembro foi celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é o agente causador dessa síndrome, que foi descrita pela primeira vez em 1981.

Ler completo

Mitos e verdades sobre o câncer de pele

O Dezembro Laranja é celebrado anualmente para lembrar a importância do combate ao câncer de pele, o tumor maligno mais comum entre os brasileiros. Para prevenir contra a doença, o Grupo Caberj respondeu alguns questionamentos que acometem muitos pacientes. Vamos descobrir o que é exatamente mito ou verdade sobre a enfermidade?

Ler completo

Dezembro Laranja: os cuidados com a pele para evitar o câncer

No mês de dezembro é celebrada a campanha lançada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em 2014 para conscientizar a população sobre os riscos e as principais formas de prevenção do câncer de pele. A doença responde por 33% dos casos de tumor maligno no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano, são cerca de 185 mil novos registros da enfermidade no país.

Ler completo

Além do Novembro Azul: a atenção ao câncer bucal

Historicamente, os homens não procuram os serviços de saúde como rotina, isto é, não se utilizam das medidas preventivas da atenção primária e acabam buscando assistência na atenção especializada. O público masculino tende a acreditar que a doença é um sinal de fragilidade e que a ida ao médico pode expor sua vulnerabilidade.

Ler completo

Saúde do homem: conheça o pré-natal do parceiro

O Novembro Azul, campanha que acontece anualmente durante o mês referido, é marcado pelo combate ao câncer de próstata. O tumor maligno mata, por dia, 42 homens e cerca de três milhões vivem com a doença, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Ler completo

Câncer de Próstata: como se prevenir?

A campanha Novembro Azul é muito importante para ajudar na prevenção e no combate ao câncer de próstata, o tipo de tumor maligno mais comum entre os homens. Realizado anualmente, o evento joga luz a uma questão muito inerente a pessoas do sexo masculino, que, até hoje, evitam fazer o exame de toque retal por puro preconceito, constrangimento e desconhecimento.

Ler completo

Novembro Azul: a saúde do homem em foco

Marcada pelo combate ao câncer de próstata, a campanha Novembro Azul, em sua essência, cuida da saúde do homem como um todo. Mas a população masculina ainda tem muita resistência em ir ao médico regularmente.

Ler completo

Pré-natal odontológico: o que você precisa saber

Para celebrar o Dia do Cirurgião-Dentista comemorado neste 25 de outubro, vamos aproveitar para falar sobre o pré-natal odontológico. Você já conhecia esse tipo de cuidado?

Ler completo

Outubro Rosa: a importante luta contra o câncer de mama

A chegada do mês de outubro traz novamente à tona o debate sobre o câncer de mama. A campanha Outubro Rosa – que acontece nos mais diversos cantos do planeta, inclusive no Brasil – chama atenção para a prevenção contra a doença.

Ler completo

Doença periodontal e diabetes. Qual a relação?

A doença periodontal ou doença da gengiva é uma das doenças que mais acometem a cavidade bucal, perdendo apenas para a cárie dentária. Tem por característica a inflamação do tecido que envolve o dente, o chamado periodonto.

Ler completo

Semana Mundial Imunização

Visando conscientizar as pessoas para não esquecerem de tomar vacinas que ajudam a preservar a saúde e evitar maiores riscos, a Organização da Saúde promove de 23 a 30 de abril a 11ª Semana Mundial de Imunização (SMI) com o chamado à ação “Você está protegido? Tome todas as vacinas".

Ler completo

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, criado em 1948 pela Organização Mundial da Saúde e comemorado pela primeira vez no ano de 1950, tem o objetivo de conscientizar as pessoas quanto a importância da qualidade de vida e da prevenção a partir de cuidados diários com a saúde.

Ler completo

Dia Saúde e Nutrição

Em 31 de março comemora-se o Dia da Saúde e da Nutrição, data que faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde do Brasil.

Ler completo

Prevenção começa pela boca

Com o objetivo de reforçar, junto à população, que os cuidados com dentes, gengiva e mucosa bucal têm um papel fundamental na saúde humana, a Federação Dentária Internacional (FDI) criou o Dia Mundial da Saúde Bucal, que é comemorado todo dia 20 de março.

Ler completo

Dia Internacional da Mulher

Nesta data internacional que celebra a mulher, a Integral Saúde dá a palavra a duas profissionais que cuidam da saúde de nossas beneficiárias.

Ler completo

Dia Mundial de Luta contra o Câncer

Câncer é a doença que mais mata no Brasil e a prevenção ainda é o melhor remédio

Ler completo

Outubro Rosa

Câncer de mama: prevenção é cultivar a vida

Ler completo

Mapa da Saúde da Mulher

IESS traça panorama da saúde da mulher no Brasi. Análise considera dados das beneficiárias de planos médico-hospitalares de 2013 a 2018

Ler completo

Precisamos falar sobre o câncer de boca

Saiba como diagnosticar e prevenir um dos tipos mais comuns do tumor maligno.

Ler completo

Dia Mundial sem Tabaco

Grupo Caberj se une a Organização Mundial da Saúde (OMS) na luta contra o tabagismo

Ler completo

Benefícios do Parto Natural

Conheça alguns benefícios do parto normal para a saúde da mulher e da criança

Ler completo

As 3 Receitas de Sucos Para Fortalecer a Imunidade

As Receitas de Sucos Para Fortalecer a Imunidade são variadas, e elas possuem uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o sistema imunológico é responsável por manter o corpo livre de doenças.

Ler completo

Antioxidantes: entenda por que eles podem te deixar mais jovem

Eles combatem os radicais livres e podem ser encontrados na alimentação e em cosméticos; saiba como agem e as melhores maneiras de adquiri-los

Ler completo

Nove exercícios ideais para praticar no verão

Preparo físico é essencial para evitar lesões e outros transtornos

Ler completo